sábado, 5 de julho de 2025

Androfilia (homossexualidade masculina igualitária) nada tem a ver com pederastia ou pedofilia

911 Lone Star, TK and Carlos (Tarlos)

 O escritor estadunidense de história homossexual Rictor Norton fala sobre o falso entendimento de que pederastia era coisa do passado e que relações homoafetivas masculinas igualitárias (androfilia) são "invenção recente".

A maioria das análises gerais da história homossexual afirma que existe uma linha clara de desenvolvimento que vai de (1) antigas relações pederásticas, passando por (2) relações de patrono/protegido no início da era moderna, até (3) relações igualitárias modernas. Não é por acaso que isso se assemelha à suposta dialética que leva do (1) feudalismo, passando pelo (2) capitalismo, até (3) uma sociedade sem classes. Todos os três paradigmas foram simplificados e exagerados, e a suposta mudança de um período para outro não pode ser sustentada sem ignorar uma série de exceções.

A premissa básica de que o modelo dominante de homossexualidade masculina mudou do modelo antigo e pré-moderno, no qual os parceiros eram significativamente separados pela idade (transgeracional, intergeracional, interidade) para o modelo moderno, no qual os parceiros têm aproximadamente a mesma idade (igualitário, androfilia), é desafiada pelo fato de que modelos igualitários também existiam nos tempos antigos e modelos transgeracionais também existem nos tempos modernos.

Uma exceção notável à suposta regra, datada de cerca de 2600 AEC, é o túmulo de Niankhkhnum e Khnumhotep, descoberto na necrópole de Saqqara, Egito, em 1964. Trata-se de um túmulo conjunto, construído para dois homens coabitarem pela eternidade. Nos dois pilares que ladeiam a entrada, ambos os homens recebem o título idêntico de "Manicure e Supervisor dos Manicures do Palácio, Conhecido do Rei e Confidente Real". Acima da entrada, os nomes dos dois homens são combinados em um só, com um jogo de palavras que significa "Unidos na Vida e Unidos na Morte". Os homens receberam o túmulo do Rei Niusere da Quinta Dinastia. Embora ambos fossem casados com mulheres ​​e tivessem filhos, uma série de baixos-relevos os retrata abraçando-se como amantes.

Niankhkhnum and Khnumhotep
Niankhkhnum (esq.) e Khnumhotep (dir.)
Greg Reeder, que ilustra essas imagens em seu website, descreve a imagem culminante como "o abraço mais íntimo possível dentro dos cânones da arte egípcia antiga. Niankhkhnum à esquerda agarra o antebraço esquerdo de seu companheiro; Khnumhotep, à direita, tem seu braço direito sobre as costas do outro homem, apertando firmemente seu ombro. As pontas dos narizes dos homens se tocam" [como se prenunciassem um beijo]. O grande relevo de uma cena de banquete curiosamente tem um espaço atrás de Niankhkhnum, outrora ocupado por uma imagem de sua esposa, mas que foi apagado aparentemente antes que o túmulo fosse selado, de modo a sugerir que apenas ele e Khnumhotep estão presentes no banquete eterno. A evidência visual mais antiga do mundo antigo referente a dois homens que se amavam intimamente retrata, portanto, dois homens adultos.

As primeiras evidências escritas de relações especificamente homoafetivas também mostram o amor de dois homens egípcios adultos, embora de classes diferentes: o amor do Rei Pepi II Neferkare (Phiops II; 2355–2261 AEC) por seu General Sasenet (ou Sisene).

O amor de Aquiles e Pátroclo, descrito por Homero durante o século VIII AEC, é claramente um exemplo de amor igualitário, em vez de pederastia institucional. Mas autores posteriores a Homero impuseram um modelo pederástico ao par igualitário/andrófilo, em consonância com o modelo pederástico encontrado na Grécia de sua época (séculos V e IV AEC). Eles estranhamente retrataram Pátroclo como o catamita (erômenos, o mais novo e "passivo"), embora, na verdade, ele fosse cerca de um ano mais velho que Aquiles. Tornou-se tão comum considerar relacionamentos homoafetivos antigos como exemplos de pederastia que chegamos a pensar em Alexandre e Heféstion como um caso em questão, quando, na verdade, Heféstion era um nobre da Macedônia e tinha a mesma idade de Alexandre. Muitos casais em listas de amantes famosos que se destacam na tradição literária homossexual são igualitários, em marcante contraste com a tentativa moderna de impor o modelo pederástico a eles.

Achilles bandages the arm of Patroclus, Patrochilles, Aquiles enfaixa o braço de Pátroclo, Patroquiles
Aquiles enfaixa o braço de Pátroclo
"Intergeracional" é comumente usado como sinônimo de relacionamentos "pederásticos" ou "adultos/adolescentes", mas o parceiro mais jovem nem sempre é adolescente. Eurípides, aos setenta e dois anos, apaixonou-se por Ágaton, de quarenta anos: "Um belo outono é realmente uma coisa linda!". Supõe-se que Demóstenes tenha se apaixonado por Aristarco, que não era mais tão jovem então. Nos casamentos homoafetivos institucionalizados entre os indígenas sul-africanos thonga (ou tsonga), o nkhonsthana, o "menino-esposa", frequentemente tem mais de vinte anos. Assim como a desigualdade etária é um ideal cultural de amor romântico (homo ou hétero) que não reflete necessariamente a realidade, o "menino bonito" é um ícone do imaginário homossexual. Cartas de amor entre homens geralmente começam com "Meu Querido Menino", mas esta é apenas uma forma romântica de tratamento. Por exemplo, [o mais tarde imperador romano] Marco Aurélio tinha 18 anos quando Marco Fronto o chamou de "Menino Amado"; George Villiers tinha 21 quando era o "doce e querido filho" do Rei Jaime I da Inglaterra; o "querido menino" do Conde de Sunderland, Capitão Wilson, tinha 22; o "Querido Menino e Camarada" de Walt Whitman, Peter Doyle, tinha 18; o "querido menino" de Henry Greville, Frederic Leighton, tinha 26; o "querido menino" de Henry James, Hendrik Andersen, tinha 27; e Lord Alfred Douglas tinha 23 quando Oscar Wilde escreveu sua infame carta para "Meu próprio Menino" (Norton, 1998).

Historiadores da homossexualidade reconhecem que a relação transgeracional era idealizada, mas raramente vão além, o que é necessário para observar que a própria diferença de idade faz parte de uma ficção ideal e não da realidade. A obra de Ihara Saikaku, no século XVII, "deixa claro que a formulação estrita do amor masculino como uma relação entre um homem adulto e um jovem é frequentemente mantida apenas na forma de encenação fictícia" (Schalow, "Introduction", 1996). Em um conto, o jovem samurai e seu amante têm ambos 19 anos. Em outro, o samurai tem 66 anos e seu amante, 63, mas ainda ostenta o penteado "de jovem". Em outro, um samurai de 14 anos, a fim de estabelecer sua nova masculinidade, sai e conquista um "jovem" – um ator/prostituto de kabuki de 24 anos.

Samurai Nanshoku Danshoku, Nenja, Wakashu, Shunga
Dois samurais praticando sexo anal (note que ambos têm os mesmos penteados e o penetrado porta as duas espadas de um samurai, indicando que eles têm o mesmo status e talvez idades aproximadas)
Greenberg (1990) pode ser o principal responsável por promover a categoria conceitual de relacionamento "intergeracional" ou "transgeracional", que ele regularmente confunde com "pederástico". Ele afirma, como se fosse um fato, que "muitas das relações homossexuais masculinas da época [durante o Renascimento] eram pederásticas. Salaì tinha 10 anos quando começou a viver com Da Vinci, de 38 anos; Michelangelo tinha 58 quando se envolveu com o jovem nobre romano Tommaso dei Cavalieri". De fato, não há evidências de que as relações entre Da Vinci e Salaì tenham realmente começado quando Salai tinha 10 anos. De fato, Cavalieri — cuja idade Greenberg não menciona — não era um menino, mas um jovem de 23 anos. Greenberg parece quase ter a intenção de nos enganar deliberadamente: "As relações homossexuais dentro da aristocracia masculina eram geralmente pederásticas, em congruência com as desigualdades explícitas que constituem uma ordem aristocrática. George Villiers, duque de Buckingham, que dormia com Jaime I, era 25 anos mais novo." A rigor, este exemplo é corretamente chamado de "transgeracional", mas Villiers era um adulto de 21 anos na época em que Jaime se apaixonou por ele, então é completamente errado chamá-lo de "pederástico". Greenberg e outros em seus passos usam seus termos indiscriminadamente e, com bastante frequência, chamam relacionamentos envolvendo um adulto e um jovem de "transgeracionais", mesmo que haja pouquíssima diferença de idade entre eles, e relacionamentos envolvendo dois adultos de "pederásticos". Tal prática distorce seriamente o significado de ambas as palavras, tornando-as pouco úteis para a história homossexual.

Loving A Photographic History of Men in Love 1850s to 1950s
Deve-se enfatizar que a extensa literatura sobre amizade do classicismo latino e do Renascimento se concentrava no amor entre homens aproximadamente da mesma idade. Montaigne, em seu ensaio "Sobre a Amizade", inspirado por seu amor por Étienne de La Boétie, contrasta explicitamente esse amor masculino com as desigualdades da pederastia. Sir Francis Bacon explicitamente defende a "igualdade" como uma característica fundamental que diferencia a amizade entre homens do casamento heterossexual. Um tema importante dessa tradição é que "meu amigo é outro eu", o que apaga todas as desigualdades. Praticamente nenhum "ajuste anacrônico" precisa ser feito ao combinar a literatura sobre amizade do século XVI com o "amor másculo entre camaradas" defendido por Walt Whitman no século XIX — frequentemente citado como o locus classicus do amor masculino igualitário.

A ideologia das relações homoafetivas igualitárias não é um produto do capitalismo ou da era moderna, mas é diretamente rastreável à tradição literária homossexual clássica e renascentista (Norton, 1974). Boswell (1994) também apontou que a ideologia das uniões homoafetivas medievais iniciais enfatiza sua mutualidade e igualdade, em marcante contraste com a ideologia das uniões heterossexuais, que sempre enfatizam a subordinação e a posse da mulher pelo homem. As cerimônias de união homoafetiva seguem de perto as cerimônias de casamento heterossexual, mas omitem notavelmente a seção sobre um parceiro "cedendo o controle" ao outro. A própria ascensão do "casamento por companheirismo" baseia-se em vários séculos da filosofia da amizade entre pessoas do mesmo sexo. A camaradagem "fraternal" tem sido emblemática dos relacionamentos homoafetivos há muitos séculos, a tal ponto que eles têm sido percebidos como uma ameaça às estruturas hierárquicas da sociedade heterossexual, desde a época de Harmódio e Aristógiton até a época de Oscar Wilde e suas "panteras", ou garotos da classe trabalhadora em ascensão. A visão de que todos os relacionamentos homoafetivos no mundo antigo eram temporários e relacionados à idade "é exagerada até mesmo para Atenas, e os relacionamentos homoafetivos no resto da Europa antiga eram certamente muito mais variados e flexíveis do que isso, provavelmente não muito diferentes de suas contrapartes heterossexuais... A maioria dos escritores antigos... geralmente nutria expectativas mais elevadas quanto à fidelidade e permanência das paixões homossexuais do que quanto aos sentimentos heterossexuais" (Boswell, 1994).

O foco na juventude é característico do discurso clássico sobre pederastia, não por ser pederástico, mas porque o amor e o desejo românticos sempre pressupõem uma diferença de idade, e o amor romântico para os gregos era frequentemente homossexual, e não heterossexual. Presume-se que todo desejo romântico, tanto heterossexual quanto homossexual, seja direcionado aos jovens, e "a maioria dos homens atenienses se casava com mulheres consideravelmente mais jovens do que eles" (Boswell, 1990). No que diz respeito às evidências transculturais, muitos intérpretes aplicam, de forma enganosa, o impreciso termo "sexo intergeracional" a relacionamentos que normalmente implicam uma diferença de idade de apenas metade ou um terço de uma geração.

O único significado válido de "geração" é a diferença de idade entre pais e filhos, ou seja, a "lacuna geracional". Em estudos históricos e antropológicos, ela é geralmente definida com referência à idade média em que um homem se casa e tem filhos, ou seja, a diferença de idade entre um pai e seu primogênito. Uma geração, portanto, equivale a 20 a 30 anos e, na maioria dos escritos históricos, denota um período de 25 anos (ou seja, quatro gerações por século). Mas a diferença média de idade nos chamados relacionamentos homoafetivos "intergeracionais" é geralmente de sete anos, raramente de quinze anos e mais raramente ainda de uma geração completa. O relacionamento clássico de pederastia militar institucional em Esparta e Creta é entre um "ouvinte" (erômenos) de 12 anos e um "inspirador" (erastes) de 22 anos: uma lacuna de 10 anos. Relacionamentos heterossexuais em sociedades antigas e indígenas, em contraste, são invariavelmente "intergeracionais" por esse padrão; na verdade, geralmente a diferença de idade entre homens e mulheres no casamento é significativamente maior do que entre parceiros homoafetivos. No modelo espartano/cretense, o homem de 30 anos se casaria com uma mulher de 18, um intervalo de 12 anos – dois anos a mais do que o intervalo entre "ouvinte" e "inspirador". Aristóteles recomendava que os homens se casassem aos 37 anos e as mulheres aos 18 (Boswell, 1994) — propondo 19 anos como o intervalo intergeracional ideal em casamentos heterossexuais!

Jacques-Louis David, Leônidas nas Termópilas (1814), Jacques-Louis David, Leonidas at Thermopylae (1814)
Em Esparta, Creta, Atenas, Tebas e outras partes da Grécia antiga a pederastia fazia parte da formação militar, mas também houve muitos exemplos de androfilia (relacionamentos igualitários)
(Jacques-Louis David, Leônidas nas Termópilas, 1814)
Por outro lado, afirmar que o homossexual "moderno" foi inventado no final do século XIX e, em seguida, dizer que a homossexualidade "moderna" é caracteristicamente igualitária em vez de pederástica ou transgeracional é ignorar completamente o fato de que a pederastia ainda era um modelo importante e talvez até dominante para as relações homoafetivas, pelo menos até a Segunda Guerra Mundial. A revista fortemente pederástica Der Eigene foi publicada na Alemanha de 1898 a 1930. A literatura homossexual do final da era vitoriana e eduardiana é dominada por temas pederásticos (Reade, 1970). Relações com jovens de classes mais baixas é uma característica comum da homossexualidade na Inglaterra, pelo menos até a década de 1930. Na França, os pédérasts eram os papéis homossexuais arquetípicos até a década de 1950. No sul da Europa, hoje, é comum haver diferenças significativas de idade entre os parceiros, e mesmo na França o pédérast ainda é um importante paradigma cultural homossexual.

Foi somente no final da década de 1960, especificamente nos Estados Unidos, que a androfilia ou homossexualidade igualitária passou a ser considerada o modelo ideal para uma democracia homoafetiva moderna, e o modelo pederástico foi caracterizado como explorador. Mas as primeiras coletâneas de poesia sobre a libertação "gay", como "Angels of the Lyre", de Winston Leyland, ou "The Male Muse", de Ian Young, ou o diário Manroot, de Paul Mariah, contêm uma superabundância de versos pederásticos. As revistas fotográficas homossexuais em Londres eram dominadas por rapazes adolescentes esguios durante a maior parte da década de 1970. Tipos robustos e rudes não eram comuns até a década de 1980, e "homens mais velhos" não eram objetos comuns de desejo até o final da década de 1980 (desde que usassem couro). A visão de que uma "transição fundamental" ocorreu é dificilmente sustentável para o período desde 1969 e comprovadamente falsa como um indicador do período "moderno" em geral.

Bona and Quorum 1970s vintage gay magazines
Bona e Quorum, revistas "gays" britânicas dos anos 70
Aqueles que pensam que a "androfilia" da mesma idade domina o dia deveriam ler os anúncios pessoais e vídeos pornôs dos anos 1990, cujo título típico é "Just Eighteen" ("Recém Dezoito"). No mundo antigo, o amado ideal não era um "menino", mas um "efebo" entre 18–20 anos; a julgar pela literatura e vídeos "gays" modernos, o rapaz em torno dessa idade ainda é o principal objeto de desejo. O final da adolescência é o ideal clássico, como na Antologia Grega (século II EC):

Eu me deleito com a flor da idade de um menino de doze anos, mas um de treze é muito mais desejável. Aquele que tem quatorze anos é uma flor ainda mais doce dos Amores, e aquele que está apenas começando seu décimo quinto ano é ainda mais encantador. O décimo sexto ano é o dos deuses, e quanto ao décimo sétimo, não cabe a mim, mas a Zeus, buscá-lo. Mas se alguém tem desejo por aqueles ainda mais velhos, ele não brinca mais, mas agora busca "E respondendo-lhe de volta". ("O Menino Musa" de Estratão de SardesAntologia Grega, Livro XII, 4)

David and Me by Steve Walker (1962-2012)
Davi e Eu, de Steve Walker (1962-2012)
O efebo renascentista ideal é, naturalmente, a estátua do Davi de Michelangelo, um ícone homossexual clássico. Tais efebos aparecem com destaque nas fotografias de Bruce Weber e Herbert List — que reaparecem regularmente nas capas de estudos modernos sobre história e autobiografias homossexuais.

Fico surpreso sempre que ouço dizer que relacionamentos assimétricos por idade são coisa do passado. Uma olhada em uma fotografia de Christopher Isherwood com seu amante Don Bachardy (30 anos mais jovem) deveria dissipar a noção de que "pederastia" é puramente um paradigma antigo. Em 1996, o Mr Gay UK ("Mister Gay Reino Unido"), Roy Fairhurst, tinha 20 anos e seu amante, 36; ele adotou o sobrenome de seu companheiro, uma prática não incomum. Na cultura heterossexual, relacionamentos entre pessoas com idades muito díspares são quase tão comuns hoje quanto costumavam ser na Idade Média. Fotografias de casais nas "páginas sociais" de jornais e revistas contemporâneos deixam claro que homens ricos e importantes têm esposas visivelmente mais jovens do que eles. Quando um empresário de sucesso se casa pela segunda vez, ela tem sempre a mesma idade da primeira, embora ele próprio tenha dobrado de idade. Quanto mais alto o status de um homem na "alta sociedade", mais jovem sua esposa provavelmente será (e sua amante ainda mais jovem). Sempre foi assim.

É extraordinário como as pessoas se dizem chocadas com relacionamentos entre homens com idades díspares, mas ignoram o fato de que, por exemplo, Charles Dickens começou seu caso com a atriz Ellen Ternan quando ela tinha 17 anos e ele, 46 (em 1858, quando ele abrigou sua esposa Catherine em um estabelecimento separado, o que foi um escândalo; ele vazou uma carta para a imprensa alegando que ela sofria de "transtorno mental"). Dickens satisfazia suas necessidades sexuais com moças jovens visitando bordéis de luxo sob a orientação especializada de Wilkie Collins. Acadêmicos e críticos que castigariam Johann Winckelmann, de 45 anos, por se apaixonar por Friedrich Rudolph von Berg, de 26, mal levantariam as sobrancelhas ao saber que, em 1996, o popular dono de boate londrino Peter Stringfellow, de 55 anos, morava com sua namorada Helen Benoist, de 17 anos. Quando ele a levou para Nova York em 1995 e ficou no Hilton, "eu mantive segredo de que Helen tinha apenas 16 anos... Lembre-se, em Nova York você tem que ter 21 anos para beber e 17 para fazer sexo — maravilhosa hipocrisia americana" (Sunday Times, 26 de maio de 1996).

Brokeback Mountain, Jack Twist and Ennis del Mar, hot men, sexy men, country boys, cowboy, macho
Jack Twist e Ennis del Mar em Brokeback Mountain.
Amor masculino igualitário (androfilia) existe desde os primórdios da humanidade
Em suma, a suposta progressão evolutiva de paradigmas intergeracionais para igualitários é concebida de forma muito imprecisa e muito indiferenciada de um paradigma heterossexual comum para ser uma ferramenta útil para a história homossexual. A teoria foucaultiana das "rupturas" epistemológicas exige que certas classes de pessoas sejam radicalmente díspares e não possam coexistir. Se a coexistência for demonstrada (como na continuidade do modelo pederástico juntamente com o modelo igualitário), então a suposta "ruptura" simplesmente não ocorreu. A predileção construcionista social por "rupturas radicais" deriva da teoria marxista do fim da "crítica imanente", ou seja, da transformação revolucionária da sociedade, que exigia uma ruptura radical com a própria história. A ambição da teoria crítica (ou seja, a teoria econômica da sociedade, como na Escola de Frankfurt das décadas de 1930-1940) não é a criação de um modelo histórico preciso, mas a revolução. Não se trata de uma investigação desinteressada, mas de um julgamento comprometido. Portanto, suas conclusões sempre refletirão suas premissas.

Texto de RictorNorton, 2002 (traduzido pelo dono deste blog)

MLM PRIDE FLAG by Adam Hasker (vertical gradient)

Se você gostou deste artigo, por favor deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe, e considere seguir o blog (clicando no botão "Seguir" ou "Follow" à direita da página em "SEGUIDORES").

Nenhum comentário:

Androfilia (homossexualidade masculina igualitária) nada tem a ver com pederastia ou pedofilia

 O escritor estadunidense de história homossexual  Rictor Norton fala sobre o falso entendimento de que pederastia era coisa do passado e q...